1 de junho de 2011

Ultrabooks

A Intel, fabricante de chips, está criando uma nova classe de notebooks que promete alavancar o mercado dos computadores portáteis. O novo conceito foi apresentado nesta terça-feira (31/5), durante a feira de informática Computex 2011, em Taipei, Taiwan, e segundo definição da própria Intel, o chamado "Ultrabook" vai combinar o desempenho e as capacidades dos notebooks atuais com características dos tablets.
De acordo com a empresa, para que um computador portátil seja classificado como um "Ultrabook", é preciso que o preço seja inferior a US$ 1 mil e o notebook tenha menos de 20 milímetros de espessura. Segundo o vice-presidente da Intel Corporation
Sean Maloney, o novo conceito de computadores mais leves, finos e com alto poder de processamento deve representar 40% do mercado até o final de 2012.

Os primeiros "Ultrabooks" serão equipados com processadores Intel Sandy Bridge, de 32 nanômetros, mas, com o tempo, espera-se que os laptops evoluam e ganhem processadores mais novos como o Ivy Bridge, de 22 nanômetros. "Após o Ivy Bridge, os produtos planejados para 2013, de codinome Haswell, serão o terceiro passo rumo ao Ultrabook", declarou Maloney.
A Asus é a primeira fabricante parceira a lançar novos laptops que se encaixam na categoria de "Ultrabook". O computador portátil da empresa, chamado de UX21, deve competir com o MacBook Air da Apple e chega ao mercado no fim de 2011. O UX21 mede 17 milímetros de espessura, pesa 1.1 quilo e tem corpo de metal, além de um trackpad de vidro. “Na ASUS, estamos muito bem alinhados com a visão da Intel para o Ultrabook", disse Jonney Shih, Chairman da Asus. “A transformação do PC em um dispositivo ultrafino e com ótima velocidade de resposta mudará a maneira como as pessoas interagem com ele”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário