1 de junho de 2011

Lixo Eletronico - Saiba para onde enviar PCs e celulares antigos e preserve o ambiente

Encontrar um lugar que receba e trate o lixo eletrônico adequadamente não é tarefa fácil para o usuário brasileiro de informática. O número de estabelecimentos que recebe equipamentos usados não cresce na mesma proporção que o aumento das vendas de PCs. Resultado: é preciso pesquisar muito para encontrar um novo dono para o velho companheiro.

Um dos motivos para essa escassez é que, por enquanto, não existem leis que direcionem como e onde deve ser feito o descarte.
A única que está em vigor estabelece que os fabricantes de pilhas e baterias devem se responsabilizar pela reciclagem desses itens.
Outras iniciativas, como o projeto para a proibição da venda de pilhas não-recarregáveis no Brasil e novas regras para o descarte de lixo eletrônico ainda são discutidas por deputados e senadores.
Enquanto essas leis ainda não saem do papel, o jeito é escolher entre a doação para entidades carentes, a devolução para o fabricante ou a venda para empresas de reciclagem. Se você optar por essa última opção, certifique-se que a empresa possui certificado de destruição e políticas de descarte que não agridam a natureza.
Confira abaixo, algumas empresas e entidades assistenciais que recebem o seu equipamento velho:

Entidades assistenciais e ONGs

Agente Cidadão
Antes de serem doados para instituições, os computadores são reparados. O doador recebe uma carta informando para qual instituição o PC foi encaminhado.
Mais informações em: http://www.agentecidadao.org.br

Associação Brasileira de Redistribuição de Excedentes
A associação recebe vários itens, inclusive computadores, que são doados para instituições cadastradas na entidade
Mais informações em: http://www.abre-excedente.org.br

Casas André Luiz
Para doar, é preciso preencher um formulário no site da instituição ou ligar para agendar a retirada do equipamento.
Mais informações em: http://www.andreluiz.org.br

Comitê para a democratização da Informática (CDI)
A ONG está presente em diversas cidades do país. É possível agendar a retirada de computadores na própria residência do doador.
Mais informações em: www.cdi.org.br

Museu do Computador
Localizado na capital paulista, o Museu do Computador recebe doações de todos os equipamentos que relacionados ao computador, além de telefones, máquinas de calcular, máquinas de escrever, video games, impressoras de todos os tipos e peças de computadores como teclado, monitores, mouse e fontes (mesmo sem funcionar).
Mais informações em: http://www.museudocomputador.com.br/doar.php

Empresas

Hewlett-Packard (HP)
É possível solicitar o descarte de baterias pela Internet ou entregá-las diretamente na rede de assistências técnicas da empresa, espalhadas por todo o Brasil
Mais informações em: http://www.hp.com/latam/br/baterias/index.html

Canon
Possui um programa de reaproveitamento de impressoras e de reciclagem de resíduos sólidos. A empresa realiza a coleta de equipamentos pelas redes de assistência técnica.
Mais informações em: http://www.canon.com.br

Dell
A Dell oferece reciclagem grátis de todos os produtos da empresa, incluindo notebooks, PCs, monitores e impressoras. O cliente deve entrar no site da empresa para especificar o produto e agendar a retirada.
Mais informações em: http://support.dell.com

Kodak
Apenas as câmeras descartáveis da empresa entram no programa de reciclagem. No Brasil, o cliente que desejar fazer a entrega do equipamento, deve entrar ligar para o número (11) 3748-6000 para obter mais informações.

Motorola
Usuários podem entregar celulares, acessórios e baterias em qualquer um dos serviços autorizados Motorola. Em cidades sem assistência técnica, os usuários podem fazer a entrega pelo site, através do programa EcoMoto.
Mais informações em: http://www.motorola-rm.com

Nokia
A empresa oferece um programa de reciclagem de baterias. Para entregar a ua, vá em qualquer uma das Assistências Técnicas Autorizadas da Nokia.
Mais informações em: http://www.nokia.com.br/A4524104

Fonte: Uol Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário