12 de junho de 2011

Proteja arquivos - Saiba a importância do Backup.

Embora seja essencial para a segurança de informações de qualquer empresa e até mesmo usuários domésticos, o Backup ainda é esquecido por muitos. Qual a importância de se fazer backup? Esta questão pode ser interpretada de outro modo: qual a importância de meus dados? Assim, deve-se pensar o que aconteceria com seu trabalho se o disco rígido do PC ou servidor estragasse e todos os arquivos lá armazenados fossem perdidos? Refletindo sobre estas perguntas você pode analisar a seriedade de um backup bem feito.

O que é fazer backup?
É fazer uma cópia de todos os dados importantes do PC ou servidor para que, numa eventual perda dos dados originais (apagamento acidental, corrupção dos dados, acidentes naturais, queda de energia, entre outros), você possa restaurar esses dados (através do backup).Referente à cópia de dados de um dispositivo a outro, o Backup objetiva a segurança em caso de problemas com os dados originais, tendo como propósito recuperar informações.

Quais arquivos devem ser feito backup?
A decisão sobre quais arquivos incluir no backup é muito pessoal. Tudo aquilo que não pode ser substituído facilmente deve estar no topo da sua lista. Antes de começar, faça uma lista de verificação de todos os arquivos a serem incluídos no backup. Isso o ajudará a determinar o que precisa de backup, além de servir de lista de referência para recuperar um arquivo de backup-. Eis algumas sugestões para ajudá-lo a começar:

· Dados bancários e outras informações financeiras
· Fotografias digitais
· Software
· Música
· Projetos pessoais
· Seu catálogo de endereços de e-mail
· Seu calendário do Microsoft Outlook
· Seus favoritos do Internet Explorer (ou outros browsers)


Formas de Armanezamento dos Backups
Dependendo da quantidade de dados que navegam na rede, as formas de armazenamento do Backup podem ser desde gravações em DVD até unidades DAT ou DLT, conforme for o critério do cliente na escolha do método a ser utilizado. Escolhida a forma com que é feito o armazenamento das informações, o Backup é realizado automaticamente pelo software escolhido.


Fonte:Ufrb

Nenhum comentário:

Postar um comentário