28 de junho de 2011

Intel quer criar supercomputador 1000 vezes mais rápido do que o líder atual

Supercomputador faria um quintilhão (um milhão de trilhões) de cálculos por segundo

Segundo informações do site Engadget, a Intel está planejando tornar a computação exascale em realidade até 2018. Um supercomputador com essa tecnologia seria bem superior aos atuais como o chinês Tianhe-1A, que desde outubro de 2010 obtém o título de computador mais rápido do mundo, e do japonês K Computer, que deve conquistar a liderança em breve.

Para se ter ideia, uma máquina exascale consegue fazer um quintilhão (um milhão de trilhões) de cálculos por segundo, enquanto que o Tianhe-1A tem o recorde de desempenho de 2.507 petaflops (operações de ponto flutuante por segundo, que equivale a um quatrilhão - mil trilhões - de cálculos por segundo). Ou seja, o supercomputador da Intel seria mil vezes mais rápido do que o computador mais rápido do momento.

De acordo com o site, a Intel espera desenvolver estes supercomputadores com o seu Many Integrated Core Architecture (MIC), ou, "Arquitetura de Muitos Núcleos Integrados". Os primeiros CPUs projetados com o MIC - apelidados de Corner Knights - serão construídos com processadores de 22 nanômetros e utilizarão os transistores 3D Tri-Gate da empresa, além de um pacote de mais de 50 Cores por chip.

O desenvolvimento de supercomputadores exascale poderia resolver alguns dos problemas globais mais importantes da atualidade. Isso porque a máquina teria capacidade de fazer aquilo que o diretor dos laboratórios europeus de inovação da Intel, Martin Curley, chama de "engenharia reversa'' do cérebro humano". É como se o computador pudesse reproduzir a mesma velocidade de "raciocínio" do cérebro de uma pessoa.

Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário