28 de junho de 2011

Deu pau no HD. O Que Faço Agora?

O disco rígido é daqueles componentes do PC que o usuário só lembra que existe em duas situações: quando está cheio ou quando ele dá algum problema. No primeiro caso, você tenta salvar um arquivo e recebe uma mensagem qualquer do sistema operacional dando conta de que não foi possível salvar seus dados por falta de espaço.

A solução é simples. Faça backup das informações menos importantes ou cujo acesso seja menos freqüente e apague-as do disco rígido. Aproveite para desfragmentar o HD – isso vai melhorar o desempenho geral do sistema, no que tange ao acesso aos dados que estão gravados nele.

Se eventualmente apagar algo que não devia, saiba que sempre é possível pedir o auxílio de ferramentas de recuperação de arquivos, capazes de realizar alguns pequenos milagres.

No caso de falhas, porém, a coisa complica um pouco, mas isso não quer dizer que você deva entrar em pânico. Pelo menos não ainda. Caso o problema seja de software (ou lógico), você ainda pode tentar ressuscitar o HD e as chances de trazer seu disco de volta à vida são grandes.
Problemas desse tipo podem ser evitados submetendo seu disco a inspeções periódicas de diagnóstico, como a que realiza o Hard Drive Inspector. Esses programas varrem o disco rígido, apontam falhas e sugerem correções.


Corrigidos os problemas, faça um backup dos seus dados. Lembre-se que em Tecnologia, valo o contrário do dito popular: um raio sempre pode cair duas vezes no mesmo lugar. Depois, aproveite para automatizar as verificações de disco. Além de minimizar a ocorrência de bugs desse tipo, você deixa o sistema operacional cuidar das tarefas burocráticas para você.

Ok. Chegou a conclusão que o problema é físico? Bem, caso tenha backup, arranje outro disco rígido, recupere os dados e toque a vida pra frente. Não fez o backup? Bem, a saída é encaminhar seu disco rígido para os cuidados de uma boa empresa de recuperação de dados e torcer para que ela consiga salvar as informações que estão lá.

E já que está com as mãos na massa, por que não montar um HD externo? É fácil, rápido e você ainda vai ganhar um bom espaço extra para seus backups.

Fonte: Uol Tec

Nenhum comentário:

Postar um comentário